Evangelho e palavra do dia 21 fevereiro 2025

Leitura do Livro do Gênesis 

11,1-9

Toda a terra tinha uma só linguagem
e servia-se das mesmas palavras.

E aconteceu que, partindo do oriente,
os homens acharam uma planície na terra de Senaar,
e ali se estabeleceram.

E disseram uns aos outros:
“Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”.
Usaram tijolos em vez de pedra,
e betume em lugar de argamassa.

E disseram: 

“Vamos, façamos para nós uma cidade
e uma torre cujo cimo atinja o céu.
Assim, ficaremos famosos,
e não seremos dispersos por toda a face da terra”.

Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre
que os homens estavam construindo.

E o Senhor disse: 

“Eis que eles são um só povo
e falam uma só língua.
E isto é apenas o começo de seus empreendimentos.
Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem.

Desçamos e confundamos a sua língua,
de modo que não se entendam uns aos outros”.

E o Senhor os dispersou daquele lugar
por toda a superfície da terra,
e eles cessaram de construir a cidade.

Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá
que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo,
e de lá dispersou os homens por toda a terra.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 

8,34-9,1

Naquele tempo,

chamou Jesus a multidão com seus discípulos
e disse: 

“Se alguém me quer seguir,
renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;
mas quem perder a sua vida por causa de mim
e do Evangelho, vai salvá-la.

Com efeito, de que adianta ao homem
ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?

E o que poderia o homem dar
em troca da própria vida?

Se alguém se envergonhar de mim 

e das minhas palavras
diante dessa geração adúltera e pecadora,
também o Filho do Homem se envergonhará dele,
quando vier na glória do seu Pai
com seus santos anjos”.

Disse-lhes Jesus: 

“Em verdade vos digo,
alguns dos que aqui estão,
não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus
chegar com poder”.

A Bíblia admoesta-nos desde o início. Pensemos na narração da Torre de Babel (cf. Gn 11, 1-9) que descreve o que acontece quando procuramos alcançar o céu – a nossa meta – ignorando a ligação com o humano, com a criação e com o Criador. É um modo de dizer: isto acontece todas as vezes que alguém quer subir, subir sem ter os outros em consideração. Só eu! Pensemos na torre. Construímos torres e arranha-céus, mas destruímos a comunidade. Unificamos edifícios e línguas, mas mortificamos a riqueza cultural. Queremos ser senhores da Terra, mas arruinamos a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. […] O Pentecostes está diametralmente oposto a Babel […] O Espírito cria unidade na diversidade, cria harmonia. Na narração da Torre de Babel não havia harmonia; havia aquele ir em frente para ganhar. Ali o homem era um mero instrumento, uma simples “força de trabalho”, mas aqui, no Pentecostes, cada um de nós é um instrumento, mas um instrumento comunitário que participa inteiramente na construção da comunidade. […] No Pentecostes, Deus faz-se presente e inspira a fé da comunidade unida na diversidade e na solidariedade.

(Audiência Geral de 2 de setembro de 2020)

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