Paróquia San Luigi Orione aberta em Gaitu no Quênia

No domingo, 12 de junho de 2022, os fiéis da nova paróquia de Gaitu, na diocese de Meru, participaram da celebração da abertura oficial da paróquia que tem como padroeiro São Luís Orione.

A abertura oficial da nova paróquia e a consagração da igreja dedicada a São Luís Orione marcaram o início de um marco na Região do Quênia. Os fiéis de Gaitu da diocese de Meru participaram na celebração da abertura oficial da paróquia e da consagração da igreja presidida por Dom Salesius Mugambi, Bispo da diocese de Meru.

A celebração começou com a acolhida do Bispo da praça do mercado à paróquia, marcando o dia tão esperado pelos fiéis de Gaitu. Em seguida, o presidente do conselho pastoral contou uma pequena história sobre como a paróquia nasceu das duas matrizes de Nkabune e Chaaria, sem esquecer os desafios que tiveram de enfrentar para obter o terreno e construir a igreja que agora se tornou a sede da nova paróquia.

Seguiu-se a procissão na igreja paroquial para a bênção e consagração do edifício em sinal de purificação do local de culto. Além disso, os membros do conselho pastoral paroquial foram apresentados ao bispo para a bênção, que então lhes pediu para trabalhar em colaboração com o pároco.

Na homilia, sendo a solenidade da Trindade, o Bispo destacou a necessidade de trabalhar em unidade como a Trindade (Pai, ​​Filho e Espírito Santo). Ele também destacou a importância de apoiar os Padres de Dom Orione em sua missão na paróquia e encorajou a Congregação a continuar o bom trabalho na diocese.

O P. Maurice Mawira, que será o primeiro pároco desta nova paróquia orionita, recitou a profissão de fé (o credo) perante o Bispo e os fiéis. Quando chegou a hora de ungir o altar e as paredes com óleo de crisma, todos os presentes acompanharam o rito com grande interesse, mantendo os olhos fixos no altar, pois era uma experiência nova para eles.

Por fim, antes de concluir a missa, houve a bênção do novo tabernáculo onde Jesus será colocado no Santíssimo Sacramento. O Bispo salientou que os cristãos não devem deixar Jesus sozinho e respeitar a Igreja em todos os momentos porque é um lugar de culto. Após a celebração eucarística, o bispo procedeu à abertura oficial e bênção da casa comunitária onde residirão os membros da família religiosa ao serviço dos fiéis da paróquia de San Luigi Orione, Gaitu.

A família carismática de Dom Orione esteve bem representada durante a celebração: estiveram presentes as Irmãzinhas Missionárias da Caridade, as Irmãs Sacramentinas e membros do Movimento Leigo Orionita.

Fonte: http://www.donorione.org/