Missa de um ano de falecimento Pe. Fernando

Na próxima terça-feira (21), às 19h30, na Comunidade Santa Mãe de Deus, Maria, pertencente a paróquia Nossa Senhora das Graças – Área Pastoral de Vitória, será realizada missa de 1 ano de falecimento do Pe. Fernando Antonio Silva de Sousa.

Pe. Fernando Sousa

A missa será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin, e contará com a presença dos Padres da Arquidiocese, familiares e fiéis das Paróquias pelas quais padre Fernando passou. Padre Fernando faleceu aos 37 anos, em 21 de junho de 2021, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ordenado padre em 04 de fevereiro de 2017, atuou como vigário e Administrador Paroquial no município da Serra até assumir, em outubro de 2018, a atual Paróquia, em Jucutuquara, Vitória. À época também estava como Coordenador da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Vitória e como Coordenador da Área Pastoral de Vitória.

Segundo Padre Robson Lemos, atual administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora das Graças, última em que Padre Fernando esteve, o momento é de saudade, mas também de boas lembranças. “Quando cheguei na paróquia, em novembro de 2021, percebi o carinho e as boas memórias que as pessoas têm pelo Pe. Fernando Sousa. Realizar essa santa missa é uma forma de mantermos essas recordações e rezarmos, na certeza de que ele já vive sua Páscoa junto ao Pai”, explicou padre Robson Lemos.

A alegria, o sorriso, a disponibilidade e a grande vontade de evangelizar moviam o coração e ministério do Pe. Fernando, são os grandes legados deixados por ele.

Pe. Osmar de Oliveira Braido e Pe. Fernando

“Pe. Fernando é um ser humano que ficará marcado em nossas vidas. Era uma pessoa que levava a vida com suavidade, sempre sorridente, bastante Mariano, entregue em sua vida ministerial, sempre preocupado com a família e sabia reconhecer os valores e os Dons das pessoas. No seminário se colocava a disposição das atividades que precisavam serem feitas. Tinha um bom gosto e zelo pela Liturgia. Entramos para o seminário no dia 4/3/2008, da turma de 13 (treze) candidatos ao sacerdócio, 5 (cinco) foram ordenados: Pe. Abel, Pe. Alessandro, Pe. Fernando, Pe. Jones e eu. Hoje pedimos que ele interceda por nós e principalmente pelos seminaristas, pois seu falecimento ocorreu no dia de São Luís Gonzaga, padroeiro dos seminaristas e da Juventude Cristã”, recorda Pe. Osmar de Oliveira Braido, Coordenardo da Área Pastoral de Vitória.

Segundo a coordenadora da Pascom da paróquia Nossa Senhora das Graças, Paola Primo, padre Fernando foi um padre sempre ávido por uma Igreja em movimento. “Ao chegar em Jucutuquara, padre Fernando iniciou a Pastoral da Comunicação (PASCOM), integrando cada vez mais o diálogo e a versatilidade. Em 2020, no início da pandemia, não poupou esforços para investir em aparatos tecnológicos de modo que a Paróquia pudesse romper as barreiras físicas e alcançasse virtualmente cada vez mais fiéis. Mesmo estando conosco tão pouco tempo, seu legado deixou para nós experiência e a vivência de uma Igreja em saída. Ele entusiasmava a todos nós!”, exaltou a coordenadora.

A comunidade Santa Mãe de Deus, Maria, fica localizada na rua Manoel Silvares Rios, 77, na Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Pe. Kleber e Pe. Fernando

História de Padre Fernando

Nascido em 12 de junho de 1984, padre Fernando teve a origem na vida em comunidade, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viana. Filho de Dilzete Maria da Silva Couto  e Vicente Paulo de Souza (falecido em 2014), irmão de Paulo César, Paulino, Antônio, Marina, Ana Maria, Rosenilda e Renata, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha no ano de 2008, onde fez o caminho vocacional e participou de todas as etapas de formação: Propedêutico, Filosofia e Teologia.

Após alguns anos no Seminário ele pediu para dar um tempo, saiu para trabalhar e para fazer uma experiência atuando como professor de Filosofia por um período. No ano de 2015 ele solicitou reingresso ao Seminário para dar continuidade ao processo formativo e foi acolhido. Foi ordenado padre na Catedral Metropolitana de Vitória, em 04 de fevereiro de 2017 e seu lema foi “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado” (Jr 1,5).

Dom Luiz Mancilha – Ordenação do Pe. Fernando Sousa

Assim que foi ordenado padre ele fez uma experiência como Vigário Paroquial na paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras. No mês de maio de 2017 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Morada de Laranjeiras, Serra. Ficou nesta paróquia de 2017 até 2018, quando tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, Vitória.  Além disso, atualmente estava como Coordenador da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Vitória e como Coordenador da Área Pastoral de Vitória.