Programa Igreja Sinodal estreia no próximo sábado, 12, em canais de inspiração católica do Brasil

Estreia no próximo sábado, 12, o programa Igreja Sinodal, uma iniciativa do Serviço Teológico-Pastoral, com o objetivo de repercutir assuntos ligados à primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e aprofundar as reflexões do Sínodo sobre Sinodalidade. A data de estreia do programa recorda os 9 anos de eleição do Papa Francisco, em 13 de março de 2013.

Com exibição inédita pela TV Horizonte todos os sábados, às 8h30, o programa também será veiculado pela TV Pai Eterno todos os sábados, às 14h30. A TV Aparecida exibe o primeiro programa no 15 de março, excepcionalmente, às 23h, e a partir de 22 de março, todas as terças-feiras, às 22h30. A Rádio América, de Belo Horizonte, também exibe o programa todas as quartas-feiras, a partir de 16 de março, às 20h30.

O programa tem duração total de 30 minutos e é conduzido pelo coordenador-geral da Pascom Brasil e membro da equipe de comunicação do Anima PUC Minas, Marcus Tullius. No programa de estreia, o comunicador conversa com o presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e doutor em Teologia, padre Francisco de Aquino Junior, sobre a inspiração do nome do programa Igreja Sinodal e com a doutora em Teologia e professora da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer, sobre os 9 anos de pontificado do Papa Francisco.

Serviço teológico-pastoral

O Serviço Teológico-Pastoral é um grupo de trabalho atento às questões pastorais na realidade latino-americana e ao magistério do Papa Francisco. Segundo o membro do grupo, professor da Faculdade Jesuíta (FAJE) e doutor em Teologia, Padre Geraldo Luiz De Mori, um grupo de teólogos e pastoralistas, provocados pela Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, começou a se reunir para pensar juntos como participar do processo de recepção da Assembleia na Igreja do Brasil, contribuindo com isso à “reforma” eclesial querida pelo Papa Francisco e aos processos sinodais que ele tem implementado na Igreja.

“O grupo organizou um seminário com alguns dos representantes do Brasil na Assembleia e vem se reunindo todas as semanas para pensar não só a divulgação dos resultados da Assembleia, mas também as questões que ela levanta ao conjunto da Igreja”, afirmou.

Serviço
Estreia do programa Igreja Sinodal
12 de março, 8h30 – Tv Horizonte
12 de março, 14h30 – Tv Pai Eterno
15 de março, 23h – Tv Aparecida (a partir de 22/03, às 22h30)
16 de março, 20h30 – Rádio América (BH)

X