Passeio ciclístico em Afonso Cláudio

Dia 16 de janeiro, acontecerá o “Pedala São Sebastião”, um passeio ciclístico que vai percorrer cerca de 48 km mostrando a Fé do povo e as belezas do município de Afonso Cláudio. O evento acontece dentro da Festa do padroeiro da Paróquia que é a maior da Arquidiocese de Vitória em número de Comunidades: no total são 52 comunidades. A concentração será às 7h, na praça Aderbal Galvão, em frente à Igreja Matriz, onde os participantes tomarão juntos o café da manhã.

No percurso terão três pontos de hidratação nas Comunidades Santo Antônio, São Pedro e Nossa Senhora de Fátima. Além disso, os participantes contarão com um seguimento Premiado STRAVA, carro de Apoio, Seguro Atleta e na chegada um almoço de confraternização. O valor da inscrição é R$ 40,00 e pode ser feita no link: www.suainscricao.com. Os primeiros 100 inscritos e pagos receberão uma medalha de finish.

O Administrador paroquial, padre Rodrigo Chagas, conta que o pedal foi uma ideia que ele teve vendo que muitos paroquianos têm essa tradição de andar de bicicleta em grupos e até o próprio Vigário Paroquial, padre Marcio Ghill gosta de participar. Além disso, a cidade tem um grupo que é a Associação dos Ciclistas de Afonso Claudio que são organizados, se juntam, fazem eventos e alguns pedais juntos. E muitos deles são paroquianos, católicos, vão à Igreja, frequentam e são lideranças nas comunidades.

“E eu pensei porque não trazer esse povo para essa festa de São Sebastião? E aí me juntei com eles e lancei a ideia de fazer esse pedal durante nossa festa. Depois procurei a Secretaria de Esportes do município e a própria prefeitura também. Falei com o prefeito que gostou muito da ideia e vai nos dar um apoio até porque dia 20 de janeiro que é dia de São Sebastião também é dia de emancipação política do município”, relata.

A intenção é juntar todo o povo em um domingo, dia 16, dentro da novena de São Sebastião. “Juntar todos que gostam de pedalar passando por uma parte da paróquia. Terão algumas paradas e pontos de hidratação que serão nas comunidades, vamos passar por pontos turísticos do município como nos 3 Pontões, alguns lugares muito bonitos e a intenção é promover o município na questão turística e é claro a questão religiosa”.

Às 8h da manhã vai acontecer a benção para dar a largada e logo depois começa o passeio. Os participantes sairão sem horário para voltar, sem uma competição e na chegada será oferecido o almoço aos participantes. Enquanto o passeio acontecer será promovida uma rua de lazer em frente a Matriz, onde a rua será fechada para que as famílias dos ciclistas possam aproveitar a manhã e as crianças possam brincar no pula-pula e outras atividades que a paróquia conseguir oferecer.

“Então a ideia é trazer as famílias neste domingo para estarem juntos na Igreja. Os que forem pedalar vão estar juntos no pedal e os que não forem pedalar vão estar juntos na nossa Igreja Matriz, no Centro de Afonso Claudio. Um momento de família mesmo, de estarmos juntos em família. Principalmente nesta pandemia em que distanciamento é a palavra e agora a gente está começando a ver uma luz, uma possibilidade de estar um pouco mais unidos e mais em comunidade estamos pensando isso. Deus queira que a pandemia deixe nós fazermos tudo que planejamos. Mas o pedal vai acontecer e vai ser muito bonito”, finaliza padre Rodrigo.

Fonte: aves.org.br