Ordenação Presbiteral em Brejetuba

“Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor”

No próximo dia 13 de agosto, a Arquidiocese de Vitória se reúne na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejetuba, para ordenação presbiteral do Diácono Paulo Mercedes de Amorim.

Natural da cidade de Mutum em Minas Gerais, na fronteiro com o Espírito Santo, o Diácono Paulo nasceu em 13 de novembro de 1985, de uma família com 8 irmãos. Desde criança recebeu da família os valores da fé católica, como ele mesmo relata:

“Minha mãe, Maria Mercedes de Amorim foi uma pessoa que sempre observava os valores evangélicos, procurava sempre se fazer presente na igreja aos domingos, dia do Senhor. Meu pai, Geraldo Custódio de Amorim, da mesma forma ensinou para todos nós as bases da fé católica. No entanto, devido à distância em que morávamos da igreja e a falta de meios de transporte, por um período não frequentávamos muita as atividades eclesiais. Por isso, fui batizado somente aos sete anos de idade na Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, Paróquia São Manoel”.

Após este período de afastamento, Paulo retornou buscando o sacramento da confirmação. Durante a preparação para o sacramento, ampliou o conhecimento sobre a Doutrina da Igreja, despertando cada vez mais em seu coração o amor por Jesus na Eucaristia. O diácono recorda de forma vívida sua participação nas celebrações:

´”O que ainda é bem vivo na minha memória é o padre José de Paulo rezando a Oração Eucarística III, no trecho que diz: “Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr  do sol, um sacrifício perfeito”. “Com esse trecho da oração fui tendo dimensão da perpetuidade do sacrifício da missa. Devido a isso  e outros momentos, nasceu em meu coração o desejo de fazer o mesmo que o padre fazia, celebrar a santa missa. Por causa dessa lembrança afetuosa em minha primeira missa rezarei também esta Oração Eucarística”, disse Paulo.

Mas para iniciar seu processo vocacional precisava concluir o ensino médio, o que só foi possível com a mudança de sua família para Alto Silveira, distrito de Brejetuba-ES.

“Terminei o Ensino Médio em 2012. Com o falecimento de minha mãe que ocorreu em 2009 decidi me mudar para Venda Nova do Imigrante-ES, por motivo de trabalho. No ano de 2013 fiz encontros vocacional no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha onde foi admitido o meu ingresso no propedêutico no dia 5 de março 2014. No início do ano de 2015 passei a morar no Seminário, quando cursei filosofia cm termino do curso em 2018 e cursei Teologia com o término no final de 2021”.

Terminando o curso de teologia, Paulo Mercedes foi ordenado diácono, em solene celebração na Catedral Metropolitana de Vitória no dia 06 de dezembro passado. Após a ordenação diaconal foi enviado para a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, estado do Pará, para uma experiência missionária, de onde retornou no dia 26 de junho, para Arquidiocese de Vitória, mais especificamente sua cidade, Brejetuba, para os preparativos de sua ordenação presbiteral que vai acontecer no próximo dia 13 de agosto, na Paróquia Sagrado Coração em Brejetuba. E o diácono Paulo convida a todos a participarem com ele deste momento:

“No dia 13 de agosto de 2022 serei ordenado presbítero na Igreja Sagrado Coração de Jesus às 10 horas da manhã na cidade de Brejetuba, ES. Com imensa alegria convido a todos para este dia de muita alegria, onde a Santa Igreja de Cristo ordenará mais um sacerdote para o bem do povo de Deus”.

Fonte: aves.org.br