Ouça o áudio
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Fé e Piedade
Neste ano, celebramos 10 anos da canonização de São José de Anchieta e 490 anos de seu nascimento. Além disso, recebemos recentemente a notícia de que o Beato Carlo Acutis vai se tornar um dos novos santos da Igreja. Mas, o que, afinal, o apóstolo da internet e o apóstolo do Brasil têm em comum, apesar de terem vivido em épocas diferentes? Confira! Tanto São José de Anchieta quanto o Beato Carlo Acutis foram criados em famílias cristãs. A fé foi um elemento presente em suas vidas desde a infância, através do serviço à Igreja, da vida de oração e dos sacramentos.
Estudantes dos Jesuítas
José de Anchieta e Carlo Acutis estudaram em escolas administradas pelos jesuítas. Anchieta foi aluno do Colégio de Artes, em Coimbra, Portugal, a partir dos 14 anos. Carlo Acutis, com a mesma idade, frequentou o Colégio João XXIII, em Milão, na Itália. Ambos receberam uma educação que valorizava o desenvolvimento espiritual e intelectual.
Descoberta de Enfermidade na Juventude
Ambos descobriram e precisaram lidar com doenças incuráveis. São José de Anchieta sofreu com uma espécie de tuberculose óssea, enquanto o Beato Carlo Acutis foi diagnosticado com leucemia. Apesar das dificuldades, ambos mantiveram sua fé e continuaram a servir a Deus.
Devoção à Nossa Senhora
São José de Anchieta e Carlo Acutis tinham uma profunda devoção à Virgem Maria. O Beato Carlo dizia: “A Virgem Maria é a única mulher da minha vida!”. Já São José de Anchieta escreveu um “Poema à Virgem” com quase 6 mil versos dedicados à amada Maria.
Amor à Eucaristia
Os dois nutriam um verdadeiro amor a Jesus Eucarístico e participavam diariamente da Santa Missa. São José de Anchieta dedicou poemas ao Santíssimo e Carlo Acutis ficou conhecido por sua afirmação: “A Eucaristia é a minha estrada para o céu!” e por suas exposições online sobre milagres eucarísticos.
Serviço aos Pobres e Pequenos
Anchieta se dedicou ao cuidado dos enfermos, pobres e necessitados. Carlo também foi sempre atento aos mais pobres e suas necessidades, demonstrando um grande amor ao próximo.
Criativos na Evangelização
São José de Anchieta utilizava o teatro como forma de evangelizar, enquanto Carlo Acutis desbravou a internet. Cada um encontrou, na realidade de seu tempo e vivência, meios para anunciar o amor de Cristo, mostrando que a evangelização pode ser criativa e adaptada às necessidades de cada época.