Morre o ex-diretor do colégio Marista Irmão Jair de Sousa Ferreira

97 Anos de Dedicação à Educação

O Irmão Jair de Sousa Ferreira, que partiu aos 97 anos, deixou uma trajetória marcante dedicada à educação e à vida religiosa. A maior parte de sua vida foi dedicada ao ensino, culminando em quase oito décadas de atividade religiosa. Ele faleceu nesta quinta-feira, 24, em Recife (PE), após lutar contra uma doença neurodegenerativa.

Uma Carreira Notável na Congregação Marista

Nascido em São Gotardo, no dia 20 de abril de 1927, o Irmão Jair ingressou na Congregação Marista em 20 de dezembro de 1944, seguindo os ideais do fundador francês Marcelino Champagnat. Em Vila Velha, ele gestou o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha em dois períodos: de 1956 a 1961 e de 1980 a 1989. Conhecido pelo nome religioso de Irmão Estêvão João, ele exerceu o apostolado marista em várias cidades do Brasil e também no exterior.

Um Legado que Transcende Fronteiras

A longo de sua vida, o Irmão Jair foi um pilar da comunidade marista, morando e contribuindo em locais como Curitiba (PR), Mendes (RJ), Varginha (MG), Roma (Itália), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), e muitas outras cidades. Ocupou diversas funções administrativas e formativas, incluindo conselheiro provincial, diretor e formador, sempre com dedicação e amor ao ensino.

Atualmente, ele estava residindo no Recanto Nazaré, em Recife, ao lado de outros irmãos idosos da congregação. Neste sábado, será sepultado no Cemitério Morada da Paz, após uma missa que celebrará sua vida e contribuições.

Rolar para cima