Na manhã do sábado, 23 de agosto de 2025, cerca de 200 fiéis, entre devotos, representantes de comunidades católicas e integrantes da Guarda de Nazaré, se reuniram na capela do Colégio Gentil Bittencourt, em Belém (PA), para um momento de intensa espiritualidade: a recitação de mil Ave-Marias em preparação para o Círio de Nazaré de 2025.
Essa iniciativa, promovida pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), já é tradição desde 2015 e consolida-se no calendário espiritual da festa como um gesto profundo de fé e devoção mariana. A dinâmica da oração segue o formato do Santo Rosário, mas em vez dos habituais grupos de dez Ave-Marias, rezam-se blocos de cinquenta, em revezamento entre casais, guardas e convidados, oferecendo suas intenções à Virgem de Nazaré.
Jorge Xerfan, diretor de evangelização da DFN, expressou bem o propósito do evento: “este momento tem como objetivo rezarmos para que o Círio de Nazaré seja repleto de graças, bênçãos e conversões e que tudo ocorra sem intercorrências”.
O tema deste ano, “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, orienta toda a programação do Círio, que culminará no domingo, 12 de outubro de 2025. A festividade mobiliza milhões de devotos em Belém, num percurso de 3,6 km com a berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Fonte: Guadium Press