1ª Leitura — 2Tm 3,10-17
Salmo — Sl 118(119),157.160.161.165.166.168 (R. 165a)
Evangelho — Mc 12,35-37

Memória de São Bonifácio, Bispo e Mártir

Sexta-feira — 5 de Junho de 2026

9ª Semana do Tempo Comum

Cor Litúrgica: vermelho

1ª Leitura — Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 3,10-17

Caríssimo,

Tu me tens seguido fielmente no ensino, no procedimento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na perseverança, nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, Icônio e Listra. E que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou. Aliás, todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça. Assim, a pessoa de Deus será perfeita, qualificada para toda boa obra.

Salmo Responsorial — Salmo 118(119)
— Grande paz têm os que amam vossa lei! — São muitos os que me perseguem e me atacam; mas eu não deixo de lado vossos preceitos. — Grande paz têm os que amam vossa lei! — Vossa palavra é fundada na verdade; os vossos justos julgamentos duram para sempre. — Grande paz têm os que amam vossa lei! — Os poderosos me perseguem sem motivo, mas é só diante de vossa palavra que meu coração se apavora. — Grande paz têm os que amam vossa lei! — Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar. — Grande paz têm os que amam vossa lei! — Espero, ó Senhor, na vossa salvação e cumpro os vossos mandamentos. — Grande paz têm os que amam vossa lei! — Guardo vossos preceitos e ensinamentos, porque diante de vós estão todos os meus caminhos. — Grande paz têm os que amam vossa lei!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Evangelho — Marcos 12,35-37
Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como então ele pode ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com alegria.
Rolar para cima