Leituras:

1ª Leitura – Os 14,2-10

Salmo – Sl 80(81),6c-8a.8bc-9.10-11ab.14.17 (R. cf. 11.9a)

Evangelho – Mc 12,28b-34

Sexta-feira – 13 de março de 2026

3ª Semana da Quaresma

Cor Litúrgica: roxo

Leitura da Profecia de Oséias Assim fala o Senhor Deus: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia. Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.
Refrão – Eu sou o Senhor, o teu Deus, ouve a minha voz! – Ouvi uma voz que eu não conhecia: “Aliviei os teus ombros de seu fardo, tuas mãos deixaram o cesto de escravo. Na angústia a mim clamaste, e te livrei”. Refrão – Eu sou o Senhor, o teu Deus, ouve a minha voz! – Falei contigo sob o trovão, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, eu te advirto: Israel, oxalá me ouvisses! Refrão – Eu sou o Senhor, o teu Deus, ouve a minha voz! – Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido. Pois eu sou o Senhor, o teu Deus, que te fez sair da terra do Egito. Refrão – Eu sou o Senhor, o teu Deus, ouve a minha voz! – Quem me dera que meu povo me ouvisse! Que Israel andasse em meus caminhos! Eu os alimentaria com a flor do trigo e com o mel do rochedo os saciaria. Refrão – Eu sou o Senhor, o teu Deus, ouve a minha voz!
Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos! Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o Reino de Deus! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade disseste que ele é o único Deus e que não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Rolar para cima