Lançamento Novena de Natal

A Novena de Natal tem como objetivo intensificar a oração dos fiéis nos 9 dias que antecedem a Festa de Nascimento de Jesus. Por isso, a tradição diz que deve ser iniciada no dia 16 de dezembro e terminar no dia 24.

Como diz, também, a tradição a novena surgiu durante o tempo que os discípulos e Nossa Senhora esperaram, em oração, entre a Ascensão de Jesus e a vinda do Espírito Santo. A partir desta experiência os cristãos estabeleceram o prazo de 9 dias para intensificar as orações de pedidos, ação de graças e louvor a Deus.

A Arquidiocese de Vitória prepara todos os anos um livreto com a Novena de Natal que fica à disposição de grupos de Círculos Bíblicos e outros. O objetivo é ajudar os fiéis a se prepararem para o Natal.

No útimo dia 25 de novembro de 2021, Pe. Claudio Alves Moreira, coordenador do Círculo Bíblico, apresentou ao final da missa, na paróquia Santíssima Trindade, a Novena de Natal para este ano.

Ainda vivendo um tempo de insegurança devido ao coronavírus, a missa foi transmitida pelo canal da Arquidiocese de Vitória no youtube e assim pode ser acompanhada por mais fiéis. Um grupo de paroquianos acompanhou de maneira presencial.

Um breve diálogo entre o padre Claudio, Maria da Luz Fernandes, membro da equipe que prepara o Círculo Bíblico e Elizabeth Erlacher Ramos, liderança paroquial, marcou o evento com expressões pela alegria de produzir este material, preocupações para conseguir propor roteiros que toquem a vida das pessoas e as ajudem a rezar, explicação sobre objetivos da novena, como os textos foram escolhidos e produzidos e como deve ser feita a novena.

Pe. Claudio incentivou os fiéis a realizarem a novena, rezando em família, grupo ou comunidade e anunciou que os livros da novena já estão nas paróquias e comunidades e também disponíveis no site da Arquidiocese.

A Novena de Natal é realizada nos Círculos Bíblicos que se reúnem uma vez por semana ao longo do ano. Este costume introduziu a mesma  dinâmica para a Novena e, por isso, muitos grupos fazem a novena uma vez por semana, começando, portanto, antes de dia 16. A recomendação contudo, é de que não se faça a Novena antes do início do Tempo do Advento.

Para aqueles que irão fazer um encontro por semana e para aqueles que farão diariamente a partir de dia 16 , o material já está disponível nas paróquias que adquiriram e no site da Arquidiocese. Só entrar no site aves.org.br clicar em publicações, Círculo Bíblico e depois novena de Natal.

Que este seja um momento importante na caminhada de fé pessoal e comunitária de todos nós. Preparemos a visita do Senhor.

Arquivo completo da Novena:

Novena_Nata2021 completa