Festa da Penha 2022

A 452ª edição da Festa da Penha, foi lançada na manhã desta quarta-feira (08), na Sala de exposições do Convento da Penha. A Festa acontecerá entre os dias 17 e 25 de abril de 2022, com o tema: “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, trecho da Ladainha de Nossa Senhora.

Segundo Frei Pedro de Oliveira, o tema da festa será trabalhado durante o Oitavário: “Vamos trabalhar o tema da Festa nos oito dias do Oitavário na perspectiva ampla de saúde, que deve ser para todos e não apenas do corpo, mas também emocional, da fé, das relações e do planeta. Mostrarmos Maria como o caminho de saúde e salvação. Diante dos dramas atuais, são muitas as curas das quais a humanidade precisa. Maria, saúde dos enfermos, pode ser inspiração para que, pela fé, aqueles que creem busquem, pessoal e comunitariamente, trabalhar pela saúde integral e pela cura das doenças mais profundas que afligem a nossa humanidade”.

Desde agosto, as equipes vêm se reunindo para preparar as homenagens à padroeira dos capixabas. A expectativa é que o evento seja mais presente em vários municípios do Estado. O formato da festa será híbrido, na expectativa do mapa de risco da Covid no período do evento.

“As autoridades é que irão nos acenar o formato da festa. Estamos nos programando com os diversos cenários possíveis. Vamos ter atrações musicais e elas serão transmitidas nas redes sociais. Se terão público presencial e em que quantidade, isso será definido conforme as restrições recomendadas – ou não – pelas autoridades entre os dias da festa. Pretendemos levar a imagem de Nossa Senhora da Penha a mais municípios, a exemplo do que foi feito na última edição, fomos ao Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. O importante é que os fiéis fiquem tranquilos, pois teremos a Festa da Penha da melhor e mais segura forma possível”, destaca o padre Renato Criste.

A intenção da festa é levar a mensagem do Evangelho e do amor de Nossa Senhora das Alegrias ao maior número possível de pessoas, mas sempre respeitando as autoridades sanitárias para evitar risco aos devotos.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. Ela é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha.

Arte da Festa da Penha 2022

A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com os menino Jesus aos braços pintada em aquarela. A ilustração, que estará em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a obra que deu origem à história do Convento: a tela trazida por Frei Pedro Palácios.

“A Mãe nos incentiva a não perdermos a esperança e a não permanecermos somente nas dores, essa é a mensagem que queremos passar nas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias em 2022”, diz Frei Pedro de Oliveira.