Campanha da Fraternidade 2022

O Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2022 acontece em setembro e a participação é livre, ou seja, não precisa fazer inscrição para participar. Leia a matéria publicada no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pela segunda vez em modalidade virtual, o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover de 1º a 3 de setembro de 2021 o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. A CF do próximo ano tem como tema: “Fraternidade e Educação” e como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor.” (Pr 31,26).

De acordo com o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o público-alvo desta formação são os agentes que têm atribuições de dinamizar a CF nas comunidades, dioceses e 19 regionais da CNBB, bem como todo o povo de Deus que se interessa pela temática da educação e da campanha.

A formação, que vai acontecer de forma aberta pelo canal do Youtube da CNBB e sem a necessidade de inscrição prévia, terá como grande objetivo motivar o povo de Deus para a vivência da Campanha da Fraternidade 2022.

Padre Patriky aponta o caminho que será percorrido nos três dias de formação: “Vamos apresentar a proposta de tema para 2022, tornar conhecido o texto-base e refletir sobre o tema pensando em como iniciar processos de avanço no cenário da educação à luz da fé cristã”.

Segundo o padre, a grande novidade da CF 2022 é que a campanha ao invés de abordar esse ou aquele modelo educativo vai buscar aprofundar qual é a contribuição da experiência e da fé cristã para a educação nos dias de hoje. “Essa contribuição tem uma marca muito precisa que é a questão do humanismo presente no Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco”, disse.

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB defende que educação não pode se restringir ao aspecto técnico-científico mas deve abordar toda a vida da pessoa na sua integralidade. “Devemos pensar também a educação para os valores, para o bem viver, educação para a vida, educação religiosa. Por mais que o ensino técnico-científico e acadêmico sejam importantíssimos, a gente precisa redescobrir a educação como um todo”, aponta.

Quem é chamado a participar?

O Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 vai ser aberto, transmitido pelo canal do Youtube da CNBB sem a necessidade de inscrição prévia. Contudo, as pessoas interessadas em receber o certificado de participação precisam enviar, antecipadamente, ao Setor de  Campanhas da CNBB, uma solicitação com os dados (nome completo, cpf e rg) no seguinte e-mail: campanhas@cnbb.org.br

Confira a programação do Seminário Nacional da CF 2022