Arquidiocese em 2022

No início da reunião da colegiada (Reunião de planejamento, composta pelo arcebispo, coordenador de pastoral; vigários episcopais para ação social e para a comunicação; coordenadores das comissões (missionária, catequese, liturgia, família, jovem, leigos); e os coordenadores de pastoral das seis áreas), dom Dario Campos fez uma reflexão a partir dos últimos acontecimentos alegres e tristes da nossa arquidiocese: os falecidos, os doentes e a retomada das atividades.

Diante de Santa Dulce dos pobres, cuja memória litúrgica celebra-se neste dia, o arcebispo pediu aos membros da colegiada que, não desviem seus olhares pastorais, dos mais necessitados, quer estejam nas periferias de nossas cidades ou nas periferias existenciais, como os que vivem abandonados em suas casas.

Em seguida, padre Renato Criste, coordenador de pastoral, conduziu os trabalhos abrindo com a questão: Como pensar e planejar a ação pastoral 2022?

Por um lado apresenta-se a dificuldade de pessoas que não querem retomar as funções nas comunidades e pastorais; por outro lado o desejo de tantos de voltar com retiros, reuniões, encontros e outras atividades religiosas. Fica claro, porém, que a partir de agora não devemos ‘abrir mão’ da presença digital, não apenas com transmissão de eventos, mas com produções de conteúdos formativos. É notável, também, a urgência para reforçar, animar e formar novas lideranças, oferecer oportunidades de fortalecer a espiritualidade e a vivência dos sacramentos.

Foi anunciado também que acontecerá um seminário arquidiocesano de mariologia nos dias 1 a 3 de setembro de forma on-line.

Outro assunto na pauta da colegiada foi um tema que está sendo muito discutido nos dias atuais: a nova Lei sobre a proteção dos dados, que já está em vigor. É necessário cuidar dos dados que recebemos das pessoas obedecendo às novas regras, mesmo aqueles que são coletados em vista dos sacramentos, encontros, retiros e muito mais.

Ouvidos os vigários episcopais, as comissões pastorais e os coordenadores das áreas pastorais, a reunião terminou com a benção do arcebispo.