Preparativos para a Missão Voluntária
Três missionários leigos da Arquidiocese de Vitória estão se preparando para uma missão importante na Prelazia de Lábrea. Eles se juntarão à equipe do barco hospital Laguna Negra para realizar trabalho odontológico voluntário nas comunidades ribeirinhas da região. Com um espírito de solidariedade e amor ao próximo, os missionários levarão cuidados de saúde essenciais às comunidades ribeirinhas da Amazônia.
História do Barco Hospital Laguna Negra
Em 2007, a comunidade Epifania iniciou uma missão na Prelazia de Lábrea, enviando quatro missionárias consagradas para ajudar na formação pastoral na Paróquia São João Batista, no município de Canutama. Durante uma visita à casa de missão em Canutama, Doris Pereira de Almeida, fundadora da comunidade, inspirou-se para iniciar um trabalho específico com a população ribeirinha através de um barco hospital. Assim nasceu o projeto do barco hospital Laguna Negra, que percorre o rio Purus oferecendo atendimento médico e odontológico.
Desafios e Necessidades de Saúde
A situação da saúde na região é alarmante. Os pequenos hospitais dos municípios funcionam sem estrutura adequada, muitas vezes sem soro antiofídico, resultando em mortes evitáveis por picadas de cobra. Além disso, doenças tropicais comuns durante as enchentes causam grandes danos, especialmente entre as crianças. É nesse cenário que o barco hospital Laguna Negra se torna uma esperança para as comunidades ribeirinhas.
Projeto Igreja Irmã: Uma Parceria de 50 Anos
O projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB em 1972, e a Arquidiocese de Vitória assumiu a parceria com a Prelazia de Lábrea no mesmo ano. Em 2022, celebramos 50 anos dessa relação fraterna. Ao longo desses anos, diversas visitas e diálogos entre os bispos das duas regiões foram realizados, ampliando e qualificando a ação missionária. O projeto Igrejas-Irmãs visa partilhar a fé, experiências pastorais e recursos, promovendo a caridade cristã.