03 de Agosto – Santa Lídia

Nasceu em Tiatira, na Grécia, e morou em Filipos, colônia romana, também na Grécia. É a padroeira dos tintureiros e comerciantes.

Segundo o relato de são Lucas nos Atos dos Apóstolos (At 1, 14-40), Lídia era uma mulher rica empreendedora e exercia uma grande liderança entre seus familiares e filipenses, era uma vendedora de púrpura influente na sociedade.

O relato diz que depois de ouvir São Paulo falar sobre Jesus Cristo ela quis ser batizada e levou junto toda a sua família. Este fato mostra a liderança que ela tinha sobre os seus, fato admirável numa sociedade tão machista quanto a que ela vivia.

E, pelo que lemos nos Atos dos Apóstolos, a influência e a posição social de Santa Lídia ajudaram decisivamente a São Paulo e seus companheiros na missão em Filipos. Em seguida, tornou-se evangelizadora, anunciando a Boa Nova para a sua família.

Sua casa se tornou a primeira igreja Católica em solo europeu. Lídia usou todo o seu prestígio social e sua liderança junto a outras mulheres para levar a palavra de Cristo para dentro de outros lares. Por causa de sua profissão Santa Lídia passou a ser considerada como Padroeira dos Tintureiros e dos comerciantes, sendo comemorada no dia 3 de agosto.

Rolar para cima