1ª Leitura — 2Rs 17,5-8.13-15a.18
Salmo — Sl 59(60),3.4-5.11-12a.12b-13 (R. 7b)
Evangelho — Mt 7,1-5
Segunda-feira — 22 de Junho de 2026
12ª Semana do Tempo Comum
Cor Litúrgica: verde
Segundo Livro dos Reis 17,5-8.13-15a.18
Naqueles dias, Salmanasar, rei da Assíria, invadiu todo o país e marchou contra Samaria, sitiando-a durante três anos. No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Instalou-os em Hala, junto ao rio Habor, em Gozã e nas cidades dos medos. Isso aconteceu porque os filhos de Israel tinham pecado contra o Senhor seu Deus, que os fizera sair da terra do Egito, libertando-os do poder do faraó, rei do Egito. Eles adoraram outros deuses e seguiram os costumes das nações que o Senhor tinha expulsado diante deles e os costumes introduzidos pelos reis de Israel. O Senhor advertira Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: “Abandonai vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e minhas leis, segundo toda a Lei que ordenei a vossos pais e vos transmiti por meio de meus servos, os profetas”. Mas eles não obedeceram. Tornaram-se obstinados como seus pais, que não confiaram no Senhor seu Deus. Desprezaram seus decretos, a aliança que fizera com seus pais e as advertências que lhes tinha feito. Por isso, o Senhor indignou-se profundamente contra Israel e afastou-os de sua presença. Não restou senão a tribo de Judá.
