24 de junho – São João Batista

Hoje, a Igreja celebra a festa da natividade de João, o Batista. De todos os santos, João é o único do qual celebramos o nascimento. Todos os outros têm a festa celebrada no dia da morte.

João Batista nasceu na região da Judéia, filho de Zacarias e Isabel. Isabel era prima de Maria, mãe de Jesus. Conforme narra o Evangelho de São Lucas, o anúncio do nascimento de João Batista foi feito pelo anjo Gabriel ao seu pai Zacarias, porém Zacarias duvidou, pois o casal já era de idade avançada, e como castigo ele ficou mudo.

Após o nascimento da criança, Zacarias ainda estava mudo, então pediu que lhe trouxessem algo para escrever, na tábua que lhe foi entregue escreveu: “seu nome será João”, conforme o anjo Gabriel o havia dito, e neste momento ele recupera a fala.

João viveu como nômade, voz que clamava no deserto, pregava a conversão e a necessidade do batismo, anunciava a vinda do Messias. O povo ia ao encontro de João que confessava os pecados e os batizava no rio Jordão, daí o seu apelido de Batista.

Segundo os evangelhos, João preparou os caminhos para o ministério de Jesus. Muitas pessoas a época acreditavam que o próprio João era o Messias. Foi ele quem batizou Jesus nas águas do rio Jordão e apontou Jesus para seus discípulos como o “Cordeiro de Deus”.

João foi preso a mando rei Herodes, pois pregava a verdade e apontou inclusive a Herodes que ele estava em situação de pecado. Pouco depois foi morto degolado a mando do mesmo rei no ano 27. O seu martírio é celebrado pela igreja no dia 29 de agosto.

Rolar para cima