Nasceu em Cartagena em data não especificada entre 545 e 550. No ano de 554, mudou-se para Sevilha com seus pais e irmãos. Sua família era muito religiosa. Os seus três irmãos se tornaram bispos na Espanha (Leandro, Isidoro e Fulgêncio), na época do domínio visigótico e Florentina decidiu consagrar a sua virgindade a Deus. Todos os quatro foram canonizados pela Igreja.
Parece que ela abraçou o estado religioso, pois o próprio Leandro dedicou a ela, no ano de 601, sua obra Regula sive libellus de Institutione virginum et de contemptu mundi ad Florentinam sororem, na qual desenvolve uma norma de perfeição religiosa para as mulheres. Segundo a tradição, Florentina retirou-se para uma casa junto de outras moças que mais tarde seria conhecida como o mosteiro de freiras de Santa María del Valle em Astigis (Écija), do qual se tornou abadessa.
Seu outro irmão, Isidoro, dedicou-lhe o livro De fide catholica contra Iudaeos.
Florentina incentivava o crescimento humano através do serviço ao próximo, evitando causar o sofrimento aos semelhantes. Todos que a procuravam eram aconselhados à leitura espiritual e a rezar diante do Santíssimo. Para as monjas, Florentina dizia sobre a necessidade da vida comum, da discrição e do desapego material. Faleceu santamente em 636.
Fonte: A12.com