Jovem ‘padroeiro da internet’ será beatificado em Assis

O jovem Carlo Acutis, mais conhecido como “padroeiro da internet”, será beatificado no dia 10 de outubro. Ele, que morreu vítima de uma leucemia em 2006, teve o corpo exposto para visita de fiéis no Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália nesta quinta-feira (1º), onde é esperada a visita de mais de 3 mil peregrinos. O Vaticano atribui a ele, inclusive, um milagre feito no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Acutis é associado à internet porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto. Ele estava com 15 anos quando morreu. “Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo dom Domenico Sorrentino, ao site de notícias do Vaticano. O papa Francisco também o citou na exortação pós-sinodal Christus Vivit, como exemplo de alguém que fez um bom uso dos meios digitais para a evangelização.

Ligação com o Brasil

Nascido em Londres e com boa parte da vida trilhando entre Milão e Assis, Carlo Acutis tem um milagre atribuído a ele no Mato Grosso do Sul, em 2010 – apesar de nunca ter vindo ao Brasil. Uma criança com uma doença congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.

Exposição e beatificação

Após a Missa presidida na manhã desta quinta-feira (1º) pelo bispo de Assis no Santuário do Despojamento, o túmulo do jovem foi aberto em vista da cerimônia de beatificação. Apesar dos boatos que se espalharam pela internet de que o corpo estaria incorruptível, na verdade ele foi recomposto.

Dom Sorrentino explicou a motivação motivação da exposição do corpo do venerável: “Permitir a um maior número de pessoas um momento de recolhimento diante do túmulo de Carlo Acutis, quer antes como depois da beatificação de 10 de outubro na Basílica superior de São Francisco”.

Os pais de Carlo participaram da celebração. Sua mãe, Antonia Salzano, muito comovida, disse esperar que, “pela exposição do corpo de Carlos, os fiéis possam elevar com mais fervor e fé as orações a Deus, que por meio de Carlo, nos convida a ter mais fé, esperança e amor por Ele e por nossos irmãos, assim como o próprio Carlo fez em sua vida terrena”.

“No dia da beatificação – explicou dom Sorrentino – levaremos uma relíquia para o local da celebração, mas o seu corpo ficará sempre aqui até 17 de outubro”.

De fato, o período de veneração do corpo do jovem Beato terminará em 17 de outubro às 10h30 com a Santa Missa no Santuário do Despojamento, presidida pelo bispo Sorrentino, com a participação de toda a representação diocesana. Ao final, o túmulo do beato será fechado.

Mas até lá, a diocese organizou uma rica programação sobre a figura de Carlo Acutis, marcada por orações, celebrações litúrgicas e momentos de animação cultural. “A espera é grande e festiva”, afirma dom Sorrentino. “Não é algo de todos os dias – acrescenta – que um jovem de 15 anos suba às honras dos altares, como sinal de uma vida verdadeiramente santa, cristã, enraizada no Evangelho e guiada nas pegadas de São Francisco de Assis”.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a basílica afirmou que espalhará vários telões pela cidade para que os devotos possam participar da missa de beatificação e do fechamento da sepultura. “Para a beatificação – afirma dom Sorrentino – são esperadas mais de 3 mil pessoas. E os pedidos de participação continuam a chegar, porque há muitas pessoas em todas as partes do mundo que conhecem esta história e se sentem atraídas por ela”.

O acesso de fiéis e jornalistas às praças de Assis, onde haverá a transmissão da cerimônia, será permitido apenas com inscrição prévia pela internet. O mesmo acontecerá na recepção dos jornalistas, com um envolvimento específico da Sala de Imprensa do Sagrado Convento. Uma segunda estrutura será instalada nas dependências da diocese.

Enquanto isso, a atenção da mídia em relação ao jovem Carlo também se materializou em uma vídeo-reportagem realizada pela Officina della Comunicazione e Telepace em colaboração com a VatiVision, a plataforma digital para a distribuição de conteúdos audiovisuais de inspiração cristã, inclusive alguns dedicados à biografia do menino.

Fontes: Agencia Estado/Vatican News/Dom Total