Ir. Raimundo Barbosa *20 de julho de 1931 – + 24 de setembro de 2020

O Superior Provincial dos Irmãos Maristas e a Comunidade Marista de Uberaba/MG, com pesar, comunicam o falecimento do Irmão Raimundo Barbosa (Ir. Cornélio Leão), ocorrido na Comunidade Marista de Uberaba/MG, às 04h 04 min, em decorrência de insuficiência cardíaca e pneumonia. O Ir. Raimundo tinha 89 anos de idade e 72 anos de Vida Religiosa, incompletos.

Pedem-se caridosas preces pelo eterno descanso do querido Irmão e, nas Comunidades da Província, o pronto cumprimento dos sufrágios prescritos pelas Constituições do Instituto.

O Ir. Raimundo Barbosa (Ir. Cornélio Leão), nasceu Vespasiano/MG, em 20 de julho de 1931. Recebeu o hábito religioso em Mendes/RJ, no dia 20 de dezembro de 1948.

Exerceu o apostolado nas seguintes localidades: Curitiba/PR; Franca/SP; Santos/SP; Mendes/RJ; São Vicente de Minas/MG; Belo Horizonte/MG; Roma – Itália; Rio de Janeiro/RJ; Duque de Caxias/RJ; Núcleo Bandeirante/DF; Fortaleza/CE; Timor Leste – Ásia; Vila Velha/ES; Uberaba/MG.

Durante seu apostolado, exerceu as funções de: Conselheiro Provincial; Diretor Administrativo e Financeiro da UBEE; Superior e Ecônomo de Comunidades; Administrador da Fazenda; Diretor; Formador e Professor.

Podemos afirmar que o Irmão Raimundo Barbosa encarnava perfeitamente o gênio, o jeito mineiro no trato com as pessoas e no cuidado com as coisas e a natureza. Mesmo quando questionado sabia levantar para si mesmo a dúvida, nunca retrucando sem demoradamente pensar na resposta a ser dada. Esta “tática” desarmava qualquer opositor!

Sempre foi um Irmão centrado no essencial, sobretudo quanto ao testemunho de vida e no amor aos coirmãos. Dois amores evidentes que o caracterizavam na espiritualidade: a devoção a Maria e à eucaristia. A reza do terço e a postura respeitosa diante do Santíssimo eram notórias manifestações de sua fé.

Ir. Claudino Falchetto