Retomada das Celebrações da Palavra nas Comunidades mas com restrições

Com o retorno das missas presenciais, algumas comunidades também retomaram as Celebrações da Palavra. Por área Pastoral, a exceção é a Área Serrana que está se preparando para setembro, conforme disse pe. Carlos Barbosa, pároco da paróquia São Sebastião e coordenador da Área Pastoral. Já nas paróquias algumas estão retomando, outras preparando para setembro e outras ainda sem data prevista. Em Vitória, na paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral) quase todas as Comunidades retomaram as celebrações da Palavra no Dia dos Pais. A paróquia São Pedro Apóstolo das 12 comunidades, 2 retornaram com as celebrações em julho e 8 em agosto. Apenas a Comunidade Nossa Senhora Aparecida ainda não voltou.

Gustavo de Oliveira Gervásio, da equipe de liturgia diz que os protocolos obedecem às orientações sanitárias, as orientações da Arquidiocese e o aconselhamento do pároco, pe. Gilberto Domingos. Isto é, todos os participantes precisam usar máscara, e, na chegada tem álcool em gel e aferidor de temperatura. Para ele a maior dificuldade é a idade dos membros da Comunidade: “pessoas idosas e de grupo de risco que dificultam a retomada, dado que estes não devem participar de Celebrações presenciais”.

Na nossa paróquia, algumas comunidades também passaram a ter missas presenciais. No último domingo (16/08) foi a vez da comunidade Divino Espírito Santo em Barramares. Lembrando que existem restrições que devem ser observadas:

• uso obrigatório de máscara
  • respeitar a distância social estabelecida
  • comprimentos e apertos de mão não estão liberados
  • leve seu frasco de álcool geo para manter suas mão sempre higienizadas

Quem não poderá participar:

• pessoas acima de 60 anos, por serem de risco
  • crianças menores de 8 anos
  • pessoas de qualquer idade que tenham comorbidades como cardiopatia, obesidade, diabetes, doenças neurológicas ou renal, etc.

Os dias e horários serão divulgados nas nossas redes sociais e nas comunidades aonde aconteceram as missas. Para participar é preciso agendar sua participação na secretaria paroquial pelo WhatsApp (27) 9 9918-4873 das 13h às 17h.

Fonte: informações da Paróquia Navegantes e aves.org.br